QUEM O GRÊMIO VAI TRAZER PARA 2025, A SÉRIE

Terça-feira, 19/11/2024, 12h06min - Foto: Divulgação QUEM O GRÊMIO VAI TRAZER PARA 2025, A SÉRIE

Episódio 2, Luís Castro

Dando seguimento na série "Quem o Grêmio Vai Trazer Para 2025", hoje vamos falar de Luís Manuel Ribeiro de Castro (Vila Real, Portugal, 03/09/1961), conhecido como Luís Castro, treinador e ex-futebolista português que atuava como lateral-direito, considerado o técnico responsável pela estruturação técnico/tática do time do Botafogo (2022/2023), atual líder do Brasileirão.

Porto e Porto B
Chegou ao Porto em 2006, onde foi técnico das categorias de base, tendo sido também treinador do Porto B e da equipe principal durante um breve período. Em 8 de maio de 2016, foi campeão da Segunda Liga com o Porto B, título conquistado pela primeira vez pela equipe.

No dia 5 de março de 2014, após a demissão de Paulo Fonseca, o clube portista nomeou Luís Castro como novo treinador da equipe principal, tendo sido feito o comunicado de que ele ficaria até ao final da temporada 2013–14.

Vitória de Guimarães
De maio de 2018, a junho de 2019, foi técnico do Vitória de Guimarães.

Shakhtar Donetsk
Em 12 de junho de 2019, foi anunciado como novo técnico do Shakhtar Donetsk, assinando por duas temporadas. Após qualificar o Vitória de Guimarães para as competições europeias, ele chegou para substituir Paulo Fonseca, novo técnico da Roma. Em 20 de junho de 2020, conquistou o Campeonato Ucraniano.

Al-Duhail
Em agosto de 2021, foi confirmado e anunciado como novo treinador do Al-Duhail, do Catar, assinando contrato válido por uma temporada. Em sua última partida no clube, conquistou a Copa do Emir derrotando o Al-Gharafa por 5 a 1.

Botafogo
Luís Castro foi contratado pelo Botafogo em março de 2022, com contrato válido por dois anos. Foi o primeiro técnico do clube após a aquisição da SAF por John Textor. Em abril de 2023, após uma goleada por 5 a 2 contra o Audax Rio, o Botafogo de Luís Castro conquistou a Taça Rio.

Em meados de 2023, vivendo grande fase com o time na liderança do Campeonato Brasileiro, o treinador passou a ser alvo de constantes investidas do Al-Nassr, da Arábia Saudita. Após semanas de negociações, Castro teve sua saída anunciada pelo clube carioca no dia 30 de junho. O craque Cristiano Ronaldo, conterrâneo de Castro, pediu ao treinador deixar o Botafogo e assumir o clube saudita.

Dois meses após a sua saída, Luís Castro contou que algo foi determinante para tomar a sua decisão de deixar o Botafogo: o fato de, nas finais da Taça Rio, torcedores o vaiarem e terem colocado uma faixa pedindo a sua saída. Já o ex-treinador René Simões revelou que conversou com Luís Castro e que o português não saiu do Botafogo por dinheiro, nem pelo pedido de Cristiano Ronaldo, mas sim porque o clube não quis lhe dar mais um ano de contrato com o mesmo salário.

O técnico Luis Castro deixa o comando do Botafogo com o clube na liderança do Campeonato Brasileiro e 70,1% de aproveitamento na temporada, com 100% de aproveitamento no Estádio Engenhão.

Al-Nassr
No dia 6 de julho de 2023, foi anunciado oficialmente pelo Al-Nassr, assinando por dois anos com o clube de Cristiano Ronaldo, onde conquistou a Liga dos Campeões Árabes, 5 semanas após sua contratação. Na final, realizada no Estádio Internacional Rei Fahd, o Al-Nassr contou com dois gols de Ronaldo para vencer o Al-Hilal de Jorge Jesus por 2x1. Ao todo, em sua passagem, o treinador comandou a equipe em 54 jogos, sendo 36 vitórias, nove empates e nove derrotas. Além disso, conquistou o título da Liga dos Campeões Árabes.

"Podem falar que é um futebol sonhador, lírico, mas é nisso que acredito no futebol. Não vou só atrás dos pontos, mas atrás fundamentalmente do desenvolvimento dos jogadores e de um jogo de qualidade, com a vontade, que é fundamental para conquistar bons resultados". Luís Castro

Luís Castro está livre no mercado, neste momento.

Da Redação Grêmio Grupo Estado